Mitos, Orações e Crenças

Mitos, Orações e Crenças

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Salve São Cosme e Damião. Significado e Simbolismo

Imagem de São Cosme e Damião. Significado e Simbolismo

Imagem de São Cosme e Damião Significado e Simbolismo - Cruz Terra Santa
A imagem dos santos Cosme e Damião, conhecidos também como os santos gêmeos, conta-nos muito sobre a vida desses dois irmãos que se santificaram através do exercício da medicina, da oração e da doação aos mais necessitados. 

Os dois irmãos estudaram medicina na Síria e exerceram o ofício em várias cidades do Oriente Médio por volta do ano 260. Eles conhecidos como padroeiros dos médicos, farmacêuticos e protetores das crianças. 

Vamos saber porque através dos símbolos contidos em sua imagem.

A túnica verde de Cosme e Damião

A túnica verde de Cosme e Damião simboliza a esperança e a vida que vence a morte. De fatos, os santos gêmeos venceram a morte de duas maneiras: primeiro, através de seu martírio. Dando suas vidas por Jesus Cristo, eles receberam a vida eterna. Segundo, através do exercício da medicina eles salvaram muitas vidas, "vencendo a morte temporariamente" nas vidas de seus pacientes.

O manto vermelho de Cosme e Damião

O manto vermelho de Cosme e Damião simboliza o martírio dos santos gêmeos. Eles foram decapitados por causa da fé em Jesus Cristo, que eles manifestavam abertamente. Juntando sua fé ao exercício da medicina, eles curaram muitos doentes não só fisicamente, mas também espiritualmente, levando-os ao conhecimento de Deus. Porém, esta prática custou-lhes a vida: foram acusados de "cristianismo" e mortos por causa da fé.

O colarinho branco de Cosme e Damião

O colarinho branco de Cosme e Damião simboliza a pureza de coração desses dois irmãos. Pureza esta que transparecia no exercício da medicina praticada pelos dois: atendiam a cada paciente como fosse o próprio Jesus Cristo, dispensando a eles todo amor e atenção de que precisavam. Sem dúvida, este amor dado aos pacientes era um passo em direção à cura.

O medalhão de Cosme e Damião

O medalhão de Cosme e Damião simboliza a fé que esses dois santos professavam: a fé em Jesus Cristo. Os dois medalhões tem a face de Cristo, médico dos médicos que os gêmeos anunciavam.

As caixinhas de presente Cosme e Damião

As caixinhas de presente que Cosme e Damião seguram em suas mãos tem dois significados. Primeiro, elas representam os unguentos e remédios que os irmãos preparavam para dar de presente aos pacientes. Por isso eles são os padroeiros dos farmacêuticos, pois rezavam, estudavam, preparavam e davam o remédio acertado a cada paciente. O segundo significado das caixinhas de presentes é que, junto com a cura física, os dois irmãos davam a seus pacientes o maior de todos os presentes: a fé em Jesus Cristo, pela qual deram suas vidas.

A palma de Cosme e Damião

A palma de Cosme e Damião simboliza a vitória dos mártires: vitória sobre o pecado e vitória sobre a morte, pois, dando vida por Jesus Cristo, eles renascem para o céu. Assim aconteceu com os irmãos santos Cosme e Damião. Preferiram morrer a renegar o que tinham de mais precioso: a fé em Cristo. Por isso, receberam a vitória final destinada aos santos. Por isso seguram a palma da vitória.

Oração

"São Cosme e São Damião, por amor a Deus e ao próximo, consagrastes a vida no cuidado do corpo e da alma dos doentes. Abençoai os médicos e farmacêuticos. Alcançai a saúde para o nosso corpo. Fortalecei a nossa vida. Curai o nosso pensamento de toda a maldade. A vossa inocência e simplicidade ajudem a todas as crianças a terem muita bondade umas com as outras. Fazei que elas conservem sempre a consciência tranquila. Com a vossa proteção, conservai o meu coração sempre simples e sincero. Fazei que eu lembre com frequência estas palavras de Jesus: 
 "deixai vir a mim as criancinhas, pois delas é o reino do céu". São Cosme e São Damião, rogai por nós. Por todas as crianças, médicos e farmacêuticos. Amém."
When there and your business cash advance receive cash resource from them.

http://www.cruzterrasanta.com.br/significado/sao-cosme-e-damiao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua presença neste Blog.
Maria Lopes.