Mitos, Orações e Crenças

Mitos, Orações e Crenças

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

“Quilombos do Rio de Janeiro” na Sala Leila Diniz - Niterói- RJ

Povo quilombola presente na Sala de Cultura Leila Diniz
Reunindo quatro diferentes fotógrafos, a última exposição do ano traz a intimidade e culinária da cultura dos quilombos

    Encerrando o ano de exposições na Sala de Cultura Leila Diniz, o Instituto Dagaz apresenta a exposição “Quilombos do Rio de Janeiro” a partir do dia 22 de dezembro. Reunindo o trabalho dos fotógrafos Davy Alexandrisky, Fred Borba, Wallace Feitosa e Lidiane Camilo, o objetivo da mostra é o de compartilhar a cultura do povo quilombola através de sua culinária.
   Os quatro artistas conheceram e fotografaram ao todo 29 comunidades que, juntas, originaram o livro “Cozinha dos Quilombos: Sabores, Territórios e Memórias”. Para Lidiane Camilo, uma das fotógrafas presentes na exposição, “a fotografia não é apenas apertar um botão. É conseguir retratar não só, mas principalmente, a emoção. Cada sessão é única e procuro fazer de uma forma personalizada com o estilo e jeitinho de cada personagem fotografado”, declarou Lidiane.
   Para a presidente do Instituto Dagaz, Marinez Fernandes, os retratos se tornaram tão importantes que são capazes de alterar o olhar das pessoas sobre o cotidiano. “A fotografia mudou a forma como lembramos das coisas. Ela oferece instantaneidade e tem a capacidade de capturar eventos reais — uma fatia da realidade. O objetivo dessa exposição é o de deixar marcado, na memória dos visitantes, a forma natural dos quilombolas, capturada em momentos de descontração e espontaneidade. Esperamos que as imagens digam por si e que toquem os sentimentos mais profundos, assim como toda arte”, disse. A entrada é gratuita.

Serviço:
Exposição “Quilombos do Rio de Janeiro”
Data: de 22/12 a 19/01/2016
Endereço: Rua Prof. Heitor Carrilho, 81 – Centro – Niterói/RJ
Horário de visitação: segunda à sexta-feira, das 10h às 17h
ENTRADA FRANCA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua presença neste Blog.
Maria Lopes.