Mitos, Orações e Crenças

Mitos, Orações e Crenças

domingo, 12 de outubro de 2014

Nossa Senhora Aparecida: Defensora, protetora, patrona, padroeira do Brasil

Nossa Senhora Aparecida: Defensora, protetora, patrona, padroeira
                                               do Brasil




Nossa Senhora Aparecida: Defensora, protetora, patrona, padroeira
Segundo o dicionário Aurélio, a palavra Padroeira tem como significado: defensor, protetor, patrono.  No dia 12 de outubro, o Brasil comemora a festa de Nossa Senhora Aparecida, reconhecida como a padroeira de nosso país.

Defensora dos pobres, protetora dos que sofrem, patrona dos oprimidos. Títulos como esses expressam a fé do povo na Senhora que traz uma mensagem de libertação e de esperança.  Aos pés de Nossa Senhora Aparecida são colocados pedidos, rezam-se orações, acendem-se velas, mostram-se olhares.  Sim, o olhar do povo que muitas vezes não sabe expressar o que quer realmente dizer à Mãe Amorosa, mas sabe mostrar-se inteiro: é o coração do homem no coração daquela mulher que soube acolher o Homem.

Nossa Senhora Aparecida nada mais é que uma das muitas faces que Nossa Senhora mostra à humanidade.  Seu aspecto, retratado em sua imagem, é único, diferente de muitas outras e quer nos mostrar o próprio retrato de nosso povo: povo mestiço, negro, os traços toscos, simples.  Tudo isso envolvido por um manto azul: o céu, a esperança do paraíso, do Reino.

Nossa Senhora Aparecida assim se chama porque apareceu das águas do rio Paraíba do Sul.  Retirada do rio pelas mãos de pescadores, logo se transformou na esperança daquela gente simples e sofrida.  Hoje, o Brasil lhe tem devoção e lhe consagra os destinos de nossa pátria.  Destino resumido em pequenos pedidos: dias melhores, empregos, saúde, família, paz.

Na festa da Padroeira do Brasil, o Amai-vos vem se juntar a esse coro que louva Maria.  Há quatro anos atrás, exatamente nesta festa, era lançada a primeira versão do Amai-vos.  Inegavelmente, Nossa Senhora Aparecida vem sendo defensora, protetora e patrona de todo o trabalho que empreendemos neste tempo.

Para aprofundar nossa reflexão nesta festa tão importante, seguem algumas indicações de leituras e orações:

Texto Bíblico sugerido: Jo 2, 1-11

Consagração à Nossa Senhora Aparecida
Ó Virgem Aparecida, padroeira do Brasil, que espalhais inúmeras bênçãos sobre a nossa Pátria, desejosos de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrados aos vossos pés, consagramo-vos nossa mente, nossa vontade e nosso coração para que estejam sempre ao serviço do bem.  Nós vos consagramos, também, ó Senhora Aparecida, as nossas famílias e todo o povo brasileiro.  Livrai-nos da violência, dos desastres, das doenças, do pecado e de todo mal.  Acolhei sob a vossa maternal proteção as nossas famílias, as crianças, os doentes, os velhinhos e os pobres que não têm amparo.  Abençoai o papa, os bispos e presbíteros, nosso pároco e todo vosso povo.  Senhora Aparecida, padroeira querida do Brasil, socorrei-nos em todas as nossas necessidades, fortalecei-nos em nossa fraqueza, caminhai conosco, a fim de que, seguindo os passos de vosso Filho Jesus, possamos um dia louvar-vos e bendizer-vos para sempre no céu. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua presença neste Blog.
Maria Lopes.