terça-feira, 29 de setembro de 2015

Dia 29 de Setembro: celebramos os três Arcanjos São Miguel, São Gabriel, São Rafael

Dia 29 de Setembro: celebramos os três Arcanjos


São Miguel, São Gabriel, São Rafael


Dia 29 de Setembro: celebramos os três Arcanjos:
São Miguel, São Gabriel e São Rafael
O mês de setembro se tornou o mais festivo para os cristãos, pois a Igreja unificou a celebração dos três arcanjos mais famosos da história do catolicismo e das religiões: Miguel, Gabriel e Rafael, para o dia 29 de setembro, data em que se comemorava apenas o primeiro.
Nas escrituras somente são mencionados apenas estes três arcanjos, enquanto que em outros escritos, de acordo com o Livro de Enoch, são Uriel, Raguel, Sariel e Jerahmeel e em outras fontes apócrifas encontramos as variantes Izidkiel, Hanael, and Kepharel ao invés somente destes três completando os sete “arcanjos” que aparecem na angelologia antiga.
Antes de iniciar a falar a respeito da magnitude destes seres é importante observarmos algumas considerações e definições.
Anjos – São seres espirituais que servem de mensageiros divinos. São representados na arte como sendo figuras humanas aladas, tanto em pinturas quanto em esculturas. Também chamamos as pessoas de índole muito bondosa de anjo. Arcanjos – São Anjos de uma ordem superior.
A palavra “Arcanjo” significa “Anjo principal”. E a palavra “Anjo”, por sua vez, significa “mensageiro”.
O Arcanjo é uma extensão da Divindade no sentido de ser uma qualidade, uma espécie de consciência, um propósito, e sobre a pessoa atua no sentido de impulsioná-la ao aprimoramento, a uma expressão maior da Mente e Consciência Divinas em seu interior.
Se não houvesse este artificio de conexão entre Deus e o ser humano, chamado por nós de Arcanjo ou Anjo, a Alma encerrada na densidade da matéria, sem possibilidades de ver um mínimo da Luz Maior em função dos limites deste plano denso, ficaria presa a este reino, eternamente; são os impulsos dos Anjos e Arcanjos que a movimentam no sentido de se expressar mais a cada momento.
O Arcanjo representa a ligação entre o mundo mais denso, este em que estamos isolados dentro de um corpo material, e o mundo mais sutil representado por aquilo que chamamos Deus, Alá, Brahama, Krishna, etc.
Da sintonia com os Arcanjos à hora do nascimento resulta que a pessoa terá alguns traços definidos em sua personalidade, bem como algumas dificuldades próprias dos Arquétipos.
Como se tratam de forças contidas na sua psique, entendemos que poderá alterar esses traços mediante certas práticas contidas na Angelologia Cabalística.
Em resumo, tanto o medo, a covardia, a gula, a arrogância, dificuldades de relacionamentos, doenças chamadas cármicas, tudo que seja negativo por condição de nascimento, são traços que podem ser corrigidos dentro da visão da Angelologia Cabalística, e a própria Cabala provê meios para essas mudanças.
A palavra Arcanjo significa literalmente “anjo principal”. O prefixo “arc” significa principal ou mais importante.
De acordo com a tradição, existem três arcanjos: Miguel, chefe da milícia celeste, Gabriel, mensageiro celeste e Rafael protetor dos viajantes, e é sobre eles que iremos falar agora.
Miguel, Gabriel e Rafael. Eles representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, “mensageiros dos decretos divinos” aqui na terra.
Esses três arcanjos, representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao torno de Deus e são seus “mensageiros dos “Decretos Divinos”, aqui na Terra.
O nome do Arcanjo Miguel possui um revelador significado em hebraico: “Quem como Deus”. Segundo a Bíblia, ele é um dos sete espíritos assistentes ao Trono do Altíssimo, portanto, um dos grandes príncipes do Céu e ministro de Deus.
Miguel, que significa “Ninguém é como Deus”, ou “Semelhança de Deus” é considerado o Príncipe guardião e guerreiro, Defensor do trono celeste e do povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus. Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento, padroeiro da Igreja Católica. Costuma ser de grande ajuda no combate contra as forças maléficas.
No Antigo Testamento o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus, enquanto que, no Novo Testamento ele é o protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, já que até a segunda vinda do Senhor estaremos em luta espiritual contra os vencidos, que querem nos fazer perdedores também.
Na festa dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, duas dimensões poderiam ser bem relembradas aos nossos dias esquecidos das coisas puras e verdadeiras, dos atos simples, dos gestos sinceros.
A primeira dimensão é a obediência: os anjos são obedientes. O verbo obedecer vem do latim oboedire, que significa dar ouvidos a alguém, dar crédito, crer em alguém. E os anjos obedecem Àquele em que crêem. Não é servidão, mas é crédito total.
Bendizei a Iahweh, anjos seus,
Executores poderosos da sua palavra,
Obedientes ao som da sua palavra (Sl 103, 20).
A segunda dimensão refere-se diretamente a nós: trata-se da proteção. Os anjos são nossos protetores, defensores, trazem-nos a mensagem viva de Deus. No caso dos arcanjos, sua intervenção é ainda mais efetiva: anunciam, lutam, salvam de perigos, curam. Como diriam os jovens: são tudo de bom.
É o anjo que salva o profeta Daniel na cova dos leões:
O meu Deus enviou-me seu anjo e fechou a boca dos leões, de tal modo que não me fizeram mal (Dn 6, 23).
É a certeza da proteção dos anjos que faz o salmista exclamar:
A desgraça jamais te atingirá
e praga nenhuma chegará à tua tenda:
pois em teu favor Ele ordenou aos seus anjos
que te guardem em teus caminhos todos (Sl 91, 10-11)
Nesta festa dos arcanjos, então, relembremos sua essência de mensageiros de Deus, disponíveis e obedientes, e peçamos sua proteção certa e segura. E que de nós, servidores da bondade divina, se possa dizer o que Aquis respondeu a Davi:
É verdade que tu me tens sido agradável como um anjo de Deus” (1 Sm 29,9).
Miguel, é considerado o príncipe guardião e guerreiro, defensor do trono celeste e do Povo de Deus. Fiel escudeiro do Pai Eterno, chefe supremo do exército celeste e dos anjos fiéis a Deus, Miguel é o arcanjo da justiça e do arrependimento.
“São Miguel Arcanjo, grande chefe das Milícias Celestes, eu te peço como um filho da Luz que Eu Sou: Protege-me com as tuas preces e guarda-me à sombra das tuas asas. Afasta de mim toda a energia mal qualificada e fortalece-me a cada instante. Oh! Príncipe das Potências Angélicas fica ao meu lado agora!”.
Para finalizar, recita-se três vezes, a oração para cada dia:

Primeiro dia:
Príncipe Glorioso das Milícias Celestes, Oh São Miguel Arcanjo, grande Arcanjo! 
Fortalece-me nas tempestades provocadas pelos maus espíritos e pelos dominadores deste mundo. Purifica com a tua espada de fogo aqueles lugares infestados por energias mal qualificadas e fica sempre ao meu lado, eu que sou um guerreiro espiritual, e estou sempre conectado a Ti. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Segundo dia:
São Miguel Arcanjo,
 eu te invoco e peço que esteja sempre ao lado de quem recorre ao teu nome. Ordena aos Anjos Vitoriosos que purifiquem os meus corpos de toda a energia impura. Que purifiquem o meu lar e todos os lugares por onde passo.

Sustenta e ampara o meu anjo guardião para que ele me mantenha sempre no caminho do bem e do crescimento espiritual. Em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo. Amém.
Terceiro dia:
São Miguel Arcanjo, defensor dos filhos da Luz,
 preenche-me com o teu fogo sagrado e purificador, libertando-me para sempre de todos os meus medos, pensamentos enfraquecedores e sistemas de crenças limitantes. Envolve-me agora completamente com um manto de Luz. Traça sobre o meu corpo, sobre a minha alma e neste lugar, com a tua espada poderosa, símbolos sagrados para que nos mantenham sempre protegidos e iluminados. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Quarto dia:
São Miguel Arcanjo,
 Tu que levas o estandarte da vitória, a força e a sabedoria que conduz ao bom combate, fica ao meu lado nos maiores desafios. Preserva-me da influência dos que servem a Sombra. Que pelas tuas preces eu conheça a força, a coragem, a bondade, a paz e o repouso. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Quinto dia:
São Miguel Arcanjo,
 guardião do fogo sagrado e protetor dos que crêem! Eu te peço em nome de Jesus Cristo: mantém-me sempre firme no caminho do Bem e do crescimento espiritual, e afasta do meu Caminho todos os seres em todos os níveis que estão a tentar atrapalhar a minha vida. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Amém.
Sexto dia:
São Miguel Arcanjo, Majestoso Ser de Luz, defende-me nos combates.
 Dá-me a força do Teu braço e afasta agora os meus Inimigos visíveis e invisíveis. Traz à minha mente a clareza, traz aos meus olhos a verdadeira visão para que eu reconheça quem realmente sou. Para que eu reconheça todos os meus aliados. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Sétimo dia:
São Miguel Arcanjo, Príncipe Celeste encarregado por Deus para conduzir as milícias Angelicais,
 ilumina agora os meus sentidos, fortalece o poder do Amor no meu coração, eleva minha Alma e conecta-me ao meu Eu Superior despertando assim a minha Sabedoria Divina. Firma os meus passos e jamais permitas que eu abandone o caminho do amor e da rectidão. Equilibra todos os meus chacras e fortalece o meu corpo, a minha mente e a minha Vontade, para que eu possa desenvolver todo o meu Potencial Divino aqui e agora. Em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo. Amém.
Oitavo dia:
São Miguel Arcanjo, poderoso guerreiro da Luz, Inspira-me sempre nas minhas palavras, nos meus pensamentos e nas minhas acções! Inspira-me o que devo fazer para obter a Tua Glória, para o Bem Maior dos meus irmãos, para a comunhão no Amor de Cristo, e para a minha ascensão na Luz. Fortalece a minha fé para que eu não desista nunca! Em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo. Amém.
Nono dia:
Iluminado e Glorioso São Miguel Arcanjo, que foste encarregado por Deus de receber as almas após a morte, para conduzi-las às dimensões da Luz. Fica comigo quando eu chegar ao final do meu caminho terreno, quando travar o meu último combate. Tu e o meu anjo da guarda me protejam e me guiem na minha futura jornada nas dimensões da Luz. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
(Ao final do nono dia, mandar celebrar uma missa – ou algo equivalente que lhe faça mais sentido – em honra de São Miguel Arcanjo e em Ação de Graças.)
São Gabriel
O nome deste Arcanjo Gabriel, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa “Força de Deus” ou “Deus é a minha proteção”. É muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico:
“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré… O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: ‘Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus’…” a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho como se deu a Encarnação.
Ao Arcanjo Gabriel foi confiada a missão mais alta que jamais haja sido confiada a alguém: anunciar a encarnação do Filho de Deus. Por isso é muito venerado desde a antigüidade. O termo de apresentação quando apareceu a Zacarias para anunciar-lhe que ia ter por filho João Batista foi este: “Eu sou Gabriel, o que está na presença de Deus” (Luc. 1, 19).
São Lucas disse: “Foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia, a uma virgem chamada Maria, e chegando junto a ela, disse-lhe: “Salve Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo”. Ela ficou confusa, mas disse-lhe o anjo: “Não tenhas medo, Maria, porque estais na graça do Senhor. Conceberás um filho a quem porás o nome de Jesus. Ele será filho do Altíssimo e seu Reino não terá fim”.
Segundo a tradição, Gabriel e seus anjos são os mensageiros das boas notícias, nos ajudam a dar bom rumo e direção à nossa vida, nos dão compreensão e sabedoria. É a ele que recorremos quando necessitamos desses dons.
Gabriel, seu nome significa “Deus é meu protetor” ou “Homem de Deus” . É o Arcanjo anunciador por excelência das revelações de Deus e é, talvez, aquele que esteve perto de Jesus na agonia entre as oliveiras. Padroeiro da Diplomacia, dos trabalhadores dos correios e dos operadores dos telefones. Comumente está associado a uma trombeta, indicando que é aquele que transmite a Voz de Deus, o portador das notícias.
Ladainha dos Santos Anjos
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Deus Pai, Criador dos Anjos, tende piedade de nós.
Deus Filho, Senhor dos Anjos, tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, vida dos Anjos, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, alegria de todos os Anjos, tende piedade de nós.
Santa Maria, rogai por nós.
Rainha dos Anjos, rogai por nós.
Todos os Coros dos Espíritos Celestes, rogai por nós.
Santos Serafins, Anjos do Amor, rogai por nós.
Santos Querubins, Anjos do Verbo, rogai por nós.
Santos Tronos, Anjos da Vida, rogai por nós.
Santos Anjos da Adoração, rogai por nós.
Santas Dominações, rogai por nós.
Santas Virtudes, rogai por nós.
Santas Potesdades, rogai por nós.
Santos Principados, rogai por nós.
Santos Arcanjos, rogai por nós.
Santos Anjos, rogai por nós.
São Miguel Arcanjo, rogai por nós.
Vencedor de Lúcifer, rogai por nós.
Anjo da fé e da humildade, rogai por nós.
Anjo da Unção dos Enfermos, rogai por nós.
Anjo dos moribundos, rogai por nós.
Príncipe dos exércitos celestes, rogai por nós.
Companheiro das almas do Purgatório, rogai por nós.
São Gabriel Arcanjo, rogai por nós.
Anjo da Encarnação, rogai por nós.
Mensageiro fiel de Deus, rogai por nós.
Anjo da esperança e da paz, rogai por nós.
Protetor de todos os servos e servas de Deus, rogai por nós.
Guarda do Santo Batismo, rogai por nós.
Patrono dos sacerdotes, rogai por nós.
São Rafael Arcanjo, rogai por nós.
Anjo do Divino Amor, rogai por nós.
Dominador do Espírito, rogai por nós.
Anjo da cura e do alívio na dor, rogai por nós.
Auxiliador nos casos de necessidade, rogai por nós.
Patrono dos médicos, viajantes e peregrinos, rogai por nós.
Todos os Santos Arcanjos, rogai por nós.
Anjos do serviço perante o trono de Deus, rogai por nós.
Anjos do serviço prestado à humanidade, rogai por nós.
Santos Anjos de Guarda, rogai por nós.
Auxiliadores em nossas necessidades, rogai por nós.
Luz em nossas trevas, rogai por nós.
Amparo em todos os perigos, rogai por nós.
Admoestadores de nossas consciências, rogai por nós.
Intercessores perante o trono de Deus, rogai por nós.
Defensores contra o inimigo, rogai por nós.
Nossos guias segures, rogai por nós.
Nossos mais fiéis amigos, rogai por nós.
Nossos prudentes conselheiros, rogai por nós.
Nossos modelos de obediência, rogai por nós.
Consolação no abandono, rogai por nós.
Espelho de humildade e pureza, rogai por nós.
Anjos das nossas famílias, rogai por nós.
Anjos dos nossos sacerdotes e curas de almas, rogai por nós.
Anjos das nossas crianças, rogai por nós.
Anjos da nossa terra e da nossa pátria, rogai por nós.
Anjos da Santa Igreja, rogai por nós.
Todos os Santos Anjos, rogai por nós.
Oremos
Concedei-nos, Senhor, o auxílio de vossos Anjos e Exércitos Celestes, a fim de que, por eles, sejamos preservados dos perigos, e por nosso Nosso Senhor Jesus Cristo e pela intercessão da Santíssima Virgem Maria, Rainha dos Anjos,  possamos servir em paz para sempre, por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Rafael, no passado era celebrado, sozinho, no dia 24 de Outubro.
Rafael, cujo significado é “Deus te cura” ou “Cura de Deus” ou teve a função de acompanhar o jovem Tobias, personagem central do livro Tobit, no Antigo Testamento, em sua viagem, como seu segurança e guia. Foi o único que habitou entre nós, esta passagem pode ser lida na página dedicada à ele. Guardião da saúde e da cura física e espiritual, é considerado também o chefe da ordem das virtudes. É o padroeiro dos cegos, médicos, sacerdotes e, também, dos viajantes, soldados e escoteiros.
“Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus” (Tob 5,4).
Este arcanjo de nome “Deus curou” ou “Medicina de Deus”, restituiu à vista do piedoso Tobit e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante.
Oração
Prece do anúncio da vida nova
“Lá do alto enviai-nos, ó Cristo, vosso anjo da paz, São Miguel.
Sua ajuda fará vosso povo crescer mais, prosperando, fiel.
São Gabriel, o anjo forte na luta, nosso templo sagrado visite, lance fora o antigo inimigo e, propício, conosco habite.
Enviai-nos dos céus São Rafael, o bom anjo que cura os doentes, para a todos os males sarar e curar a doença das mentes. Cristo, glória dos coros celestes, vossos anjos nos venham guiar, para, unidos a eles um dia, glória eterna ao Deus Trino cantar.
Amém.”

Afirmem: “Eu aceito que a energia impulsionadora da luz, da cura, da elevação, e da purificação, fluam continuamente para mim, para os meus semelhantes e para todas as formas de vida do Planeta Terra aqui e agora e para todo sempre. Assim está feito.
AUM, AUM, AUM,
OM, OM, OM
Por: Fatima dos Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua presença neste Blog.
Maria Lopes.