Mitos, Orações e Crenças

Mitos, Orações e Crenças

domingo, 1 de novembro de 2015

02 de novembro - São Pápias

02 de novembro - São Pápias (sécs. I/II)

Pouco se sabe sobre a vida de São Pápias que, nascido no século I, foi bispo de Hierápole e autor de vasta obra onde interpreta temas ligados à vida de Jesus que aprendia dos discípulos feitos pelos próprios apóstolos de Cristo. Conta-se que São Pápias viveu até 140 anos e, algumas correntes históricas afirmam que ele conheceu pessoalmente o apóstolo João. Apesar de uma vida quase obscura, Pápias é citado inúmeras vezes na literatura religiosa, sobretudo em trabalhos sobre o Novo Testamento ou os Evangelhos.
Santificando minha vida: Como interpreto as passagens da vida de Jesus? Procuro testemunhar o seu conteúdo?

Estamos frente a "uma das personagens mais misteriosa da antiguidade cristã. Pouquíssimo sabemos sobre ele, e as poucas notícias que temos dão lugar, por parte dos historiadores, à discussões intermináveis".
Pápias viveu, aproximadamente, entre os anos 70 a 140 d.C. Segundo os testemunhos que se têm, era bispo de Hierápolis, na Frigia, atual Pambukcallesi turca. Foi contemporâneo e amigo de Inácio de Antioquia e de Policarpo de Esmirna. Segundo Ireneu de Lião, teria sido discípulo do apóstolo João. Conforme Eusébio de Cesaréia, Pápias fora discípulo do "outro João", o "presbítero" e não do apóstolo João (HE, III, 39,15ss).
Ainda conforme Eusébio, Pápias era um pensador apenas medíocre, fraco e sustentava idéias judeu-cristãs e o qualifica de "homem de inteligência em extremo escassa, como o demonstram seus livros". De fato, alguns dos fragmentos que restam de sua obra confirmam a pouca inteligência do autor. Afirmações exageradas atribuídas a Jesus muito próximas dos evangelhos apócrifos, sobre a fertilidade da terra, sobre o milênio do reino de Jesus, depois que a criação for renovada e libertada e a lendas referentes à morte de Judas. Seus fragmentos falam somente dos evangelhos de Mateus e Marcos. Nada dizem do evangelho de Lucas, das cartas de Paulo e do próprio Evangelho de João.
Jerônimo, no De viris Illustribus 18, diz que "Pá pias, discípulo de João, bispo de Herápolis, na Asia, não escreveu senão cinco volumes, que intitulou Explicações dos discursos do Senhor. Afirmano prefácio, que não segue variedade de opiniões, mas procura a verdade na tradição oral vinda dos apóstolos e discípulos do Senhor, preferindo-a aos livros, pois é "palavra viva e permanente".
De sua obra, restam alguns fragmentos (vários deles conservados por outros escritores) que tratam, entre outras coisas, da origem dos evangelhos de Marcos e Mateus, do milenarismo, etc. Porém, o que chama mais atenção, é que Papias foi o primeiro a afirmar que Jesus não tinha irmãos carnais: estes seriam filhos de outra Maria. Esse testemunho é muito importante para os nossos dias, onde cristãos protestantes ensinam que Maria teve outros filhos, contradizendo a doutrina católica e ortodoxa.

Imagem:http://heresiascatolicas.blogspot.com.br/2015/10/a-tradicao-oral-de-papias.html
Extraído: 

Pápias de Hierápolis

http://www.veritatis.com.br/patristica/biografias/1408-papias-de-hierapolis
Imagem com a medalha: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-712433104-10152-papias-de-hierapolis-b-a-ouro-24-k-40-mm-_JM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua presença neste Blog.
Maria Lopes.