domingo, 20 de dezembro de 2015

São Domingos de Silos 20/12

São Domingos de Silos 20/12 
    
Talvez o maior defensor dos valores monásticos tenha sido o religioso Domingos de Silos, que valorizava nos mosteiros o ensino não só da agricultura como dos demais ofícios e artes.

Domingos nasceu no ano 1000, na Espanha, numa família pobre e cristã. Ainda menino, quando era pastor, aproveitava o ofício para oferecer leite para os caminhantes pobres. Ao mesmo tempo era um menino estudioso e a família resolveu matriculá-lo na escola da paróquia.

O pároco viu a boa vontade do menino e ajudou-o a entrar no seminário. Mas o jovem Domingos resolveu ser eremita e depois monge. Aí encontrou sua vocação. Destacou-se entre os monges pela bondade e simplicidade. Seu exemplo foi tão forte que seu próprio pai resolveu fazer-se monge.

Ao final da vida, era chamado de "apóstolo de Castela". Previu a data da própria morte, que ocorreu a 20 de dezembro de 1073.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR


Reflexão São Domingos amado pelo povo e respeitado por reis e rainhas, foi um homem de decisão e de fé. Soube reconhecer Cristo nos pobres e fazer de suas palavras e ações uma missão evangélica. Quem dera soubéssemos ser também fiéis servidores do Evangelho.
     
Oração Pai de bondade, São Domingos é para nós exemplo de dedicação e fraternidade. Abençoai-nos, para que também nós possamos seguir os ensinamentos deixados pelos santos e santas, de acordo com os dons e talentos que nos destes. Amém.

http://www.a12.com/santuario-nacional/santuario-virtual/santo-do-dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua presença neste Blog.
Maria Lopes.