Mitos, Orações e Crenças

Mitos, Orações e Crenças

segunda-feira, 30 de abril de 2018

Mitos, Orações e Crenças

Mitos, Orações e Crenças

Dia 30 de Abril

São José Bento Cottolengo

História: São José Bento Cottolengo ingressou no Seminário de Turim aos 17 anos de idade e aos 25 anos foi ordenado sacerdote.
Fundou a Pequena Casa da Divina Providência e as Damas da Caridade ou Cottolenguinas, (vicentinas), cuja finalidade é o serviço aos pequeninos, aos deficientes, aos doentes.
Dizia a respeito da “Pequena Casa da Divina Providência”: Chama-se “Pequena Casa” porque, em comparação com o universo, que é igualmente Casa da Divina Providência, é, com toda certeza, bem pequena.
A confiança em Deus que a tudo provê lhe era tão grande que jamais o Senhor Deus lhe faltou nas horas difíceis e de necessidade. Certa vez nosso querido santo afirmou: “Quando chegar a hora do almoço, a Providência não se esquecerá de que os pobres têm que almoçar”.
São José Cottolengo tinha como lema “caridade e confiança”: fazer todo o bem possível e confiar sempre em Deus. Foi canonizado por Pio XI, em 1934.
Oração de São José Benedito Cottolengo: Deus, nosso Pai, São José Bento Cottolengo fez-se pobre entre os pobres. E, confiante na Divina Providência, não se apoiava na sua suficiência pessoal ou na segurança material. Com fé inabalável entregou-se de corpo e alma à tarefa de mudar a situação dos desvalidos, dos enfermos e necessitados. Pela fé, operastes mediante São José Cottolengo coisas maravilhosas, e a sua obra permanece até hoje espalhada em todo mundo, como sinal e testemunho vivo de que vós, Senhor, sois um Deus fiel. Senhor, também nós, segundo a missão que a nós confiastes nesta terra, partilhemos a sorte de nossos irmãos necessitados e jamais lhe neguemos a nossa ajuda. É por meio de nós, vossos filhos, que agis no mundo e manifestais o vosso amor no meio dos homens.
Devoção: À caridade e à confiança em Deus
Padroeiro: Dos desanimados
Outros Santos do dia: São Pio V (Miguel Ghisleri, Papa); Eitrópio(bispo); Amador, Afrodísio, Lourenço (presbs); Lupino, Sabino (confes); Sofia; Máximo, Perdo, Luís (mártires); Donato, Erconvaldo, Pulcrônio, Quirino, Sílvio, Cirilo (bispos); Genesto (monge).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua presença neste Blog.
Maria Lopes.