Mitos, Orações e Crenças.
31 de Dezembro se comemora São Silvestre.
Papa piedoso e santo se uniu ao imperador Constantino que satisfeito com a união com a igreja partiu para Bósforo e inaugurou Constantinopla que seria a capital do novo império. Tempos depois da queda de seu poder Constantino entrega à igreja e para o Papa Silvestre a Casa de Fausta e o palácio imperial onde mais tarde São Silvestre fundou a Basílica de 5 naves.
31 de dezembro, dia da Corrida de São Silvestre. Criada em 1925, é a corrida de rua mais famosa e tradicional do Brasil e da América do Sul. Mas quem foi São Silvestre?
Poucas pessoas sabem quem foi este santo, cuja festa acontece no último dia do ano. Natural de Roma, São Silvestre foi papa e governou a Igreja de 314 a 355 d.C, ano em que morreu, exatamente no dia 31 de dezembro. A Igreja Católica escolheu esta data para canoniza-lo.
Em seu pontificado, São Silvestre estabeleceu novas bases doutrinais e disciplinares colocando a Igreja em um novo contexto social e político. Ocorreu o entrosamento entre o clero e o Estado. Com o Édito de Milão, o cristianismo passou a ser a religião oficial do Império Romano, na época governado por Constantino Magno. Com essa aliança, os cristãos puderam professar abertamente sua crença e a Igreja saiu de um período de perseguição que já se arrastava por 300 anos.
Com a ajuda do imperador Constantino, São Silvestre também construiu as basílicas de São Pedro sobre o túmulo do apóstolo, que se tornou a residência dos papas, e a de São Paulo.
Os restos mortais do papa São Silvestre I encontram-se na Basílica São Silvestre, em Roma. A basílica compõe-se de dois ambientes, um dedicado na sua totalidade ao culto e o outro utilizado no passado como depósito dos materiais antigos escultóricos encontrados durante as escavações arqueológicas realizadas de 2008 a 2013. Entre estes materiais encontram-se mais de 700 fragmentos de sarcófagos – que foram cuidadosamente restaurados -, que procedem da necrópole que na época imperial tardia se estendia na zona da via Salaria Nueva, um notável testemunho da escultura funerária da antiguidade.
Cabe destacar a restauração do cubículo de Lázaro, no cemitério subterrâneo que se encontra próximo da basílica papal, sendo esta a última de uma grande série de intervenções de conservação realizadas no cemitério de Priscila.
As Catacumbas de Priscila, na Via Salária, em Roma, estão situadas num local que foi uma pedreira na antiguidade. Ela foi utilizada para a realização de sepultamentos cristãos a partir do final do século II até o século IV.
Uma curiosidade: entre as dezenas de milhares de participantes da corrida de São Silvestre, quantos sabem de onde vem o seu nome? E quantos sabem da relação da famosa corrida paulista com as Catacumbas de Priscila?
Autor: Catherine Beltrão
https://www.youtube.com/watch?v=ebcD-a8U2WE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua presença neste Blog.
Maria Lopes.