Mitos, Orações e Crenças

Mitos, Orações e Crenças

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Biografia de São Tiago

Biografia de São Tiago

São Tiago foi um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. É citado no Novo Testamento entre os três mais próximos apóstolos de Jesus, junto com os irmãos Pedro e André e seu irmão mais novo João.

São Tiago é também conhecido como "São Tiago Maior" para diferenciá-lo de Tiago Menor, que era de Nazaré, primo de Jesus e também apóstolo.

Segundo o Novo Testamento, nasceu em Betsaida, na Galileia, por volta do ano 5. Filho de Zebedeu e de Salomé fazia parte de um grupo de pescadores, formado por seu pai, seu irmão João e também Pedro.

Discípulo de Cristo

Foi um dos discípulos escolhidos pessoalmente por Jesus, que o convidou para divulgar as doutrinas do cristianismo, quando ele estava pescando às margens do lago de Genesaré. Seu irmão João, que lhe fazia companhia, também se apressou a seguir o mestre. Jesus lhes disse: “Farei de vós pescadores de homens”.

Thiago, junto com João e Pedro, passou a fazer parte dos discípulos privilegiados dentro da comunidade dos 12 apóstolos. Testemunhou diversos momentos singulares que aos outros discípulos não foram concedidos. Acompanhou o Mestre em momentos gloriosos e também em momentos dolorosos.

Tiago contemplou a Transfiguração de Cristo no Monte Tabor, em que “O seu rosto brilhou como Sol, e as suas roupas ficaram brancas como a luz” (Mt. 17: 1 – 9). Thiago também presenciou a agonia de Jesus no horto de Gatsêmani, quando, depois da última ceia ao ser preso pelos soldados, judeus e romanos, conduzidos por Judas, foi levado para a crucificação.

Estava presente também quando Jesus devolveu milagrosamente a saúde à sogra de Pedro e quando Jesus ressuscitou a filha de Jairo. Testemunhou a terceira aparição de Cristo, após sua morte e ressurreição, nas margens do lago de Tiberíades.

Após a ascensão de Jesus, os discípulos iniciaram um trabalho de evangelização. Segundo a tradição, Tiago seria o primeiro a evangelizar a Espanha, tornando-se depois seu patrono. Esteve na Galizia em Compostela, e em Saragoça.

Visão de Maria

Enquanto descansava às margens do rio Edro teve a visão de Maria que lhe apareceu sobre uma coluna de luz rodeada de anjos e pediu-lhe que erguesse uma Igreja exatamente no local onde estava.

Ela pediu ainda, que Tiago e seus seguidores voltassem para Jerusalém depois de materializar seu pedido. Após edificar a igreja, que se transformaria mais tarde, na Basílica da Virgem do Pilar, Tiago voltou para Jerusalém.

Morte 

A última citação de Tiago no texto bíblico é a do (Atos 12: 1-2) ocorrida por volta do ano 44 “Nesse tempo, o rei Herodes Agripa começou a perseguir alguns membros da Igreja, e mandou matar à espada Tiago, irmão de João”. Tiago é o único apóstolo que tem sua morte citada na Bíblia. Foi o primeiro discípulo mártir.

Catedral de Santiago de Compostela

De acordo com a tradição católica, seu corpo foi sepultado em Jerusalém e depois transferido por seus discípulos para a Galizia. Seus restos mortais são venerados na Catedral de Santiago de Compostela, que se tornou uma importante rota de peregrinação. São Tiago é festejado no dia 25 de julho nas igrejas católica e Luterana.

https://www.ebiografia.com/sao_tiago/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua presença neste Blog.
Maria Lopes.