Mitos, Orações e Crenças
"Salve OXUMARÊ"
Digo Não Ao Preconceito Religioso. Maria Lopes.
O Orixá Oxumaré (também conhecido como Oxumarê) representa a cobra arco-íris, que traz as características do animal como a mobilidade, agilidade e destreza.
Ele mora no céu e viaja através do arco-íris para a Terra. Além disso, ele representa a fortuna, abundância, prosperidade e riqueza que são realizações importantes para o seu povo.
Oxumarê é o caminho da felicidade e ele, e outros Orixás podem ajudar em qualquer que seja o assunto que necessita.
Na língua iorubá (yorubá), falada por muitos povos na África, seu nome tem uma grafia diferenciada, Òsùmàrè.
A História de como Oxumaré representa o Arco-Íris
Oxumaré, muito conhecido por todos por sua destreza e sabedoria era chamado de Babalawô – o Pai de todos segredos – ele foi chamado pelo Rei de Ifé para prestar serviços à ele.
O Rei muito altivo, pagava pelos serviços do Orixá somente com esmolas, que não serviam de nada para Oxumaré. Ele acreditava que só de poder prestar serviços para a figura mais importante de Ifé, já era uma honra, e por isso Oxumaré deveria ser grato.
Mas a quantia que recebia pelos serviços era tão pouca que o Orixá estava passando por necessidade, e com os grandes pedidos do Rei, ele não tinha tempo para fazer nenhum outro serviço.
Foi então, que decidiu consultar Ifá para saber a melhor forma de proceder. O Rei, ao saber que Oxumaré estava insatisfeito com o que recebia, pediu para chamá-lo e disse que não o queria mais, considerando a atitude do Orixá como uma ingratidão.
Na mesma época, Olokun Seniade, que representa a prosperidade e riqueza, estava a procura de um Babalawô que pudesse lhe orientar em como ela poderia ter filhos, pois não conseguia engravidar.
Vários a visitaram mas nenhuma orientação surtia efeito. então, ela ficou sabendo que Oxumarê não prestava mais serviços para o Rei de Ifé e pediu que um mensageiro o buscasse.
Oxumaré a orientou a fazer uma oferenda que assim ela teria lindos filhos, todos muito fortes.
O Orixá acertou a previsão e muito grata pelo serviço, Olokun o presenteou com o que tinha de mais valioso: sementes de dinheiro e um belo tecido colorido.
Olokun disse para Oxumaré que sempre que ele usasse o pano, as cores se espelhariam no céu, lembrando a todos de sua majestosa e alegre presença. Oxumarê costuma usar o tecido sempre que desce as águas do céu em forma de chuva para o palácio de Xangô, por isso em dias belos mais chuvosos as cores de Oxumaré se espelham tão fortes no céu em formato de Arco-Íris.
Trechos extraídos
:Veja mais: https://www.iquilibrio.com/blog/espiritualidade/umbanda-candomble/tudo-sobre-oxumare/
Que maravilhosa manhã dessa segunda feira 7/12/2020 poder acordar e lê esse abençoado texto.
ResponderExcluirObrigado Maria Lopes
Grata por sua visita. fico Feliz em saber que os amigos dos Blogs. Maria Lopes, se sentem bem ao lerem as nossas postagens. Grata por seu comentário. Volte Sempre por aqui. Feliz Semana.
ResponderExcluir