Mitos, Orações e Crenças

Mitos, Orações e Crenças

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

São Nicolau padroeiro dos navegantes.

Mitos. Orações e Crenças

 São Nicolau padroeiro dos navegantes. 

Meu pai, Sr. Nicolau Lopes Vieira Nasceu em 6 de Dezembro.
Por este fato distribuia muitos presentes de Natal. 
Gostava muito desta Festividade assim como as comemorações de aniversários dos Familiares.
Se estivesse ainda em nossa Dimensão estaria completando 
101 Anos, mas de onde ele estiver no Plano Espiritual 
Desejamos 
Feliz Aniversário e também um Feliz Natal.



https://www.criatives.com.br/2018/11/papai-noel-negro-em-shopping-de-sao-jose-dos-campos-esta-conquistando-a-internet/

Dia 6 é Dedicado a São Nicolau. 
  São Nicolau padroeiro dos navegantes. 


 CERTO DIA, alguns marinheiros que estavam em perigo, dirigiram-lhe por entre lágrimas esta oração:


‒ Nicolau, servo de Deus, se é verdade o que ouvimos a teu respeito, faz que agora o experimentemos.

Imediatamente lhes apareceu alguém parecido com ele, que lhes disse:

‒ Eis-me aqui, pois me chamastes!

E começou a ajudá-los nos mastros, nos cabos e nos outros aparelhos da nau, e logo a tempestade cessou. Depois, quando foram à sua igreja, reconheceram-no, embora nunca o tivessem visto nem alguém lho indicasse. Então deram graças a Deus e a ele pela sua salvação; o Santo, porém, ensinou-os a atribuir o milagre à misericórdia divina e à fé que haviam demonstrado, mas não aos seus méritos.

HOUVE TEMPO em que toda a região de São Nicolau foi assolada por uma fome tão grande que todos ficaram sem alimentos. Quando o homem de Deus ouviu que estavam no porto uns barcos carregados de trigo, foi logo lá e pediu aos marinheiros que lhe dessem, ao menos, cem moios [antiga unidade de medida] por cada nave, para matar a fome aos que estavam em perigo. Eles responderam-lhe:

‒ Pai, a isso não nos atrevemos, porque temos de entregar nos armazéns do Imperador o que foi medido em Alexandria.

‒ Agora, fareis o que vos digo ‒ disse-lhes o Santo ‒, pois, em nome de Deus, vos prometo que não tereis nenhuma diminuição quando chegardes junto do recebedor.

Tendo feito como ele dizia e entregado aos servos do Imperador a mesma medida que tinham recebido em Alexandria, contaram o milagre e, com grande louvor, atribuíram-no a Deus por intermédio do seu servo.

O homem de Deus distribuiu o trigo segundo a indigência de cada um, de modo que miraculosamente, durante dois anos, não só bastou para viverem, mas foi suficiente para as sementeiras.

NAQUELA REGIÃO prestava-se culto aos ídolos e o povo honrava sobretudo a nefanda Diana, a ponto de, até ao tempo do homem de Deus, terem sido muitos os camponeses que serviram essa execrável religião, fazendo determinados ritos dos gentios debaixo de certa árvore consagrada à deusa.

O homem de Deus baniu esse rito para fora das suas fronteiras e mandou cortar a árvore. Irado com isto, o antigo adversário fabricou um óleo mágico ‒ que, contra a natureza, arde na água e nas pedras ‒ e, transformando-se numa mulher religiosa, foi ao encontro de uns navegantes que a ele se dirigiam; então lhes falou assim:

‒ Gostaria de ir convosco ao Santo de Deus, mas não posso. Por isso, peço-vos que leveis este óleo para a sua igreja e que, em minha memória, unjais com ele as suas paredes.

E logo desapareceu. Mas avistaram um barquinho com pessoas honestas, entre as quais havia um muitíssimo parecido com São Nicolau.

Ficou conhecido por sua caridade e afinidade com as crianças. Devido à sua imensa generosidade e aos milagres que lhe foram atribuídos, foi santificado pela Igreja Católica e tornou-se um símbolo ligado diretamente ao nascimento do Menino Jesus. São Nicolau é atualmente um dos santos mais conhecidos da cristandade. Dia 06 de dezembro é seu dia.
 Ele é o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega, também protetor dos guardas noturnos, coroinhas, marinheiros e comerciantes.

A bondade de São Nicolau Origem do Papai Noel
A origem do Papai Noel está intimamente relacionada com a figura de São Nicolau de Mira, um bispo nascido na Turquia em 280 d.C. que ajudava as pessoas carentes.
São Nicolau deixava moedas perto das chaminés dos menos favorecidos durante a noite.
São Nicolau foi beatificado pela Igreja Católica por conta dos milagres que realizou.


botas-com-presentes-de-natal-101562819

Veja mais.:
https://oracoesemilagresmedievais.blogspot.com/2010/12/sao-nicolau-padroeiro-dos-navegantes.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email

4 comentários:

  1. Excelente trabalho o Sr Nicolau merece todo o nosso respeito e seremos eternamente grato pela acolhida que ele nos deu e a nossa fome que ele saciou.
    Que Deus o ponha num fraterno ambiente.
    Ivan Luiz

    ResponderExcluir

Obrigada por sua presença neste Blog.
Maria Lopes.