MItos, Orações e Crenças.
Canção de Kuan Yin
"De acordo com a Tradição do Budismo Chinês, Kannon é a Deusa da Compaixão e Misericórdia. Apesar da sua origem, essa Divindade é conhecida por todo o Oriente por diferentes nomes, a depender da região em que se habite. Assim, podemos encontrá-la como Kuan Yin, Guan Yin, Quan Âm e outros tantos nomes que, no fim, têm a mesma representação. Alguns estudiosos, porém, dizem que sua origem está na milenar Tradição do Budismo Indiano, sendo a contraparte do Deus Avalokitesvara, que também representa a suprema Compaixão.
Além disso, Kannon tem como característica escutar todos os lamentos do Universo, sendo a encarnação da Bondade no cosmos. Com suas preces, ela limpa o sofrimento de todos os seres, sendo assim uma grande mãe que roga por todos nós. Graças a essa característica, seu culto foi amplamente difundido e em praticamente todos os países Asiáticos pode-se encontrar templos e estátuas dessa grande Deusa".
"Como podemos ver, ao longo da História, a troca cultural das diferentes regiões do Oriente fez com que a Deusa Kannon expandisse seu culto para diversas culturas, adaptando-as nas mais distintas formas. Se em algumas Tradições, por exemplo, ela é vista como a esposa de um grande Deus, em outras, ela própria representa a grande mãe, a Divindade que deu a luz aos outros Deuses e cuida de todos nós. Neste sentido, Kannon representa para o Budismo essa força criadora do Universo, capaz de gerar energia e Vida em seus mais distintos aspectos. Similar à deusa Shakti e suas formas na Cultura Hindu, Kannon também emanaria de si toda a potência do cosmos, sendo muito mais do que uma figura Divina, mas a própria energia primordial. "
"Mais recentemente, com as grandes navegações e expansão dos impérios Português e Espanhol para a Ásia, a Deusa kannon ganhou, mais uma vez, outras representações e foi comparada à Maria, mãe de Cristo. Em um primeiro momento, essa pode parecer, no mínimo, uma ideia difícil de entendermos. Isso porque quando observamos as duas culturas, notamos rapidamente suas formas, que são bem diferentes. Entretanto, como já explicamos anteriormente, as formas são apenas uma maneira de se alcançar a essência de uma ideia. Frente a isso, os Portugueses e Espanhóis Cristãos, ao se depararem com o culto à Deusa Kannon, associaram-na à figura de Maria. Com o tempo e a expansão do Cristianismo no continente Asiático, os novos fiéis adotaram a imagem de Maria com Kannon, pois enxergavam nas duas a sublime virtude da Compaixão e da Misericórdia.
De fato, quando fazemos um paralelo entre a mãe de Cristo e a Deusa da Compaixão, notamos diversas similaridades: ambas representam uma grande mãe capaz de amar incondicionalmente a todos. Também são conhecidas por sua Misericórdia, o que faz com que sejam um símbolo de Pureza e Perdão. Desse modo, nada mais natural para as pessoas associarem as duas, uma vez que ambas são representantes de uma mesma ideia. De maneira muito parecida, isso também ocorreu no nosso país com o sincretismo religioso entre a Orixá Iemanjá, das religiões Africanas, com Maria. No nosso calendário litúrgico, por exemplo, uma das principais festas religiosas é a Nossa Senhora dos Navegantes, que nada mais é do que uma representação cristã da Orixá das águas salgadas."
Veja mais: https://feedobem.com/artigos/resgatar/kannon-a-deusa-budista-da-misericordia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua presença neste Blog.
Maria Lopes.