Maria Lopes, Mitos, Orações e Crenças
São Maximiliano Maria Kolbe, santo do dia 14 de agosto.
'São Maximiliano Maria Kolbe, mensageiro da paz no Holocausto.'
Raimundo Kolbe, hoje mais conhecido como São Maximiliano Maria Kolbe, santo do dia 14 de agosto, nasceu no ano de 1894 na Polônia. Ele fazia parte de uma família operária que o introduziu na vida de seguimento ao Cristo e, posteriormente, o ajudou a entrar na família franciscana. Foi lá que ele se tornou Maximiliano Maria.
"No caminho rural para Gramado, Rio Grande do Sul, Brasil."
Como sacerdote, o santo do dia de hoje foi professor. Ele sempre buscava ensinar o caminho da salvação e teve grande empenho no apostolado por meio da imprensa. Foi desta forma que ele conseguiu evangelizar em diversos países, sempre se mantendo na obediência às autoridades, tanto a ponto de ter de deixar seu fecundo trabalho no Japão para poder assumir a direção de um grande convento franciscano situado na Polônia.
Isto aconteceu e logo depois deu-se início à Segunda Grande Guerra Mundial e a Polônia acabou sendo tomada pelos nazistas. São Maximiliano foi então preso duas vezes, sendo que sua prisão definitiva ocorreu em 1941 e ele foi levado primeiramente para Varsóvia e depois para o campo de concentração de Auschwitz, onde ele evangelizou heroicamente com a vida e morte.
Certa vez, diante da fuga de um dos prisioneiros designou-se que dez deveriam pagar com a morte. Um deles então caiu em prantos dizendo: “Minha mulher, meus filhinhos! Não os tornarei a ver!”. O santo do dia 14 de agosto então, movido pelo amor que vence a morte, se dirigiu ao oficial nazista com a decisão própria de um mártir da caridade. Ele substituiu aquele pai de família e ajudou a morrer os outros noves.
No dia 10 de outubro do ano de 1982 o Papa João Paulo II o canonizou, havendo ele sido anteriormente beatificado por Paulo VI, em 1971.
Imagem ilustrativa da Igreja, Igreja de São Maximiliano em Caxias do Sul: 1 opiniões e 10 fotos (minube.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua presença neste Blog.
Maria Lopes.