Mitos, Orações e Crenças

Mitos, Orações e Crenças

terça-feira, 19 de setembro de 2023

19 de Setembro, São Januário

Maria Lopes, Mitos, Orações e Artes. 

 19 de Setembro, São Januário

A cidade do santo do dia 19 de setembro se entrelaça com a da cidade italiana de Nápoles. Lá seu corpo e seu sangue estão guardados e ali perto o santo, São Januário, viveu no final do século III e se tornou Bispo de Benevento.


São Januário, como cristão, estava constantemente se preparando para testemunhar, e se preciso faria isso com o próprio sangue, o seu testemunho a Nosso Senhor. Isso porque aquele era um tempo de perseguição à Igreja e aos cristãos. Não era difícil que um cristão fosse preso e posteriormente condenado e martirizado pelos
 inimigos da Verdade.

O santo do dia de hoje ocupou a função de Bispo, até ser preso e condenado junto de seus diáconos e serem servidos como comida de leões no anfiteatro da cidade de Pozzuoli.

Tal como ocorreu com o profeta Daniel e muitos outros, os mártires foram lambidos pelas feras, mas elas não avançaram naqueles homens que eram protegidos por Jesus. Então, por ordem do imperador Diocleciano, eles foram decapitados no ano de 305 d.C.

Piedosamente, alguns cristãos recolheram o sangue do Bispo Januário em uma ampola para que fosse conservado como uma relíquia preciosa, assim como seu corpo, na Catedral de Nápoles.

Foi a partir daquele momento de martírio que os napolitanos começaram a venerá-lo como o protetor da peste e das erupções do vulcão Vesúvio.

Entre todos os milagres alcançados pela intercessão do santo, talvez o maior esteja ligado ao seu sangue guardado na ampola. Certa vez, ao ser exposto na Catedral, no dia da festa de São Januário, o sangue, durante uma cerimônia, passou do estado sólido para o estado líquido, mudando de cor, de volume e até seu peso duplica. Assim, a multidão edificada se manifestou com gritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua presença neste Blog.
Maria Lopes.