Mari
a
17 de Outubro Santo Inácio de Antioquia é o Homenageado do Dia.
Hoje celebramos o Padre, Bispo e mártir da Igreja primitiva, Santo Inácio de Antioquia. Nascido na Síria em meados do século I, diz-se que Inácio foi instruído pessoalmente (juntamente com outro futuro mártir, São Policarpo) pelo apóstolo São João. Quando Inácio se tornou bispo de Antioquia por volta do ano 70, ele assumiu a liderança de uma igreja local que, segundo a tradição, foi primeiramente liderada por São Pedro antes de sua mudança para Roma. Localizada na atual Turquia, Antioquia era uma das principais cidades do Império Romano. Foi também o local onde os crentes nos ensinamentos de Jesus e em sua ressurreição foram chamados pela primeira vez de "cristãos".
As cartas de Inácio falam apaixonadamente sobre a importância da unidade da Igreja, os perigos da heresia e a importância da Eucaristia como o "remédio da imortalidade". Seus escritos contêm a primeira descrição escrita sobrevivente da Igreja como "católica", da palavra grega que indica tanto universalidade quanto plenitude.
Sobre seu martírio iminente, ele escreveu: "Agora começo a ser um discípulo. Que o fogo e a cruz; que as multidões de animais selvagens; que os ossos sejam dilacerados, quebrados e deslocados; que os membros sejam cortados; que todo o corpo seja despedaçado; e que todos os terríveis tormentos do demônio venham sobre mim; mas que eu chegue a Jesus Cristo.”
Santo Inácio de Antioquia deu testemunho de Cristo publicamente pela última vez no Anfiteatro Flaviano de Roma, onde foi atacado por leões até a morte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua presença neste Blog.
Maria Lopes.