Mitos, Orações e Crenças

Mitos, Orações e Crenças

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Damos as boas-vindas aos nossos visitantes, nos dias que antecedem o Natal.

 

Mitos, Orações e Crenças.

Damos as boas-vindas aos nossos visitantes, nos dias que antecedem o Natal.

Maria saiu e cumprimentou Isabel.

Lucas 1:39-45






Maria partiu e foi o mais rápido que pôde para uma cidade na região montanhosa de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel . Assim que Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança saltou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Ela deu um grande grito e disse: 'De todas as mulheres você é a mais abençoada, e bendito é o fruto do seu ventre. Por que eu deveria ser honrado com a visita da mãe do meu Senhor? No momento em que sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança em meu ventre pulou de alegria. Sim, bem-aventurada aquela que acreditou que a promessa que o Senhor lhe fez se cumpriria.'


Reflexão sobre a pintura


Nossa pintura é de Mariotto Albertinelli, pintada em 1503. Albertinelli trabalhou em estreita colaboração com o frade dominicano Fra Bartolomeo, e os dois artistas desenharam esta composição juntos. O arco arquitetônico renascentista é bastante pequeno e, portanto, realça opticamente a monumentalidade das figuras de Maria e Isabel. Isabel é retratada como uma senhora idosa cumprimentando Nossa Senhora. Eles apertam as mãos, abraçam-se calorosamente. Veja também o detalhamento das plantas nos pés das mulheres, que lembram muito Leonardo da Vinci. Esta pintura captura o ponto exato em que Isabel sussurra para Maria as palavras ' De todas as mulheres você é a mais abençoada, e bendito é o fruto do seu ventre '. Fazemos parte de sua saudação e conversa íntima.

A expressão de Maria nesta pintura também transmite uma aparência um pouco cansada. Ela havia feito uma longa viagem para visitar seu primo. Mas Nossa Senhora não viajou para lá sozinha. Ela carregava em seu ventre abençoado o Senhor Jesus Cristo. Ele estava (literalmente) perto de seu coração enquanto ela viajava. Seu ventre foi o primeiro tabernáculo que continha Cristo.

Mesmo antes de Jesus nascer, Maria o levou para ver outras pessoas. Maria exemplifica nosso próprio chamado para levar o Senhor uns aos outros. Ela não o guardou para si. Ela sabia desde o início que precisava compartilhar seu filho com o mundo. A leitura e a nossa pintura também destacam o fato de que o ato de visitar e receber visitas estará no centro de nossas vidas nos próximos dias. A generosa visita de Maria na leitura do Evangelho foi acompanhada pela generosa acolhida de Isabel, uma acolhida que reconheceu o valor de Maria e que celebrou a sua bondade. Se Maria nos mostra como visitar, Isabel nos mostra como receber uma visita. Damos as boas-vindas aos nossos visitantes, reconhecendo o que há de bom neles, especialmente nos próximos dias que antecedem o Natal, onde tantos de nós visitaremos e receberemos.

https://christian.art/daily-gospel-reading/luke-1-39-45-2023/

https://br.pinterest.com/pin/350014202304192466/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua presença neste Blog.
Maria Lopes.