Mitos, Orações e Crenças

Mitos, Orações e Crenças

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Ao contrário dos escribas, Jesus os ensinou com autoridade

Mitos, Orações e Crenças

Ao contrário dos escribas, Jesus os ensinou com autoridade

Marcos 1:21-28





Jesus e seus discípulos foram até Cafarnaum e, assim que chegou o sábado, ele foi à sinagoga e começou a ensinar. E o seu ensino causou-lhes profunda impressão porque, diferentemente dos escribas, ele os ensinava com autoridade .

Naquele momento, na sinagoga deles, havia um homem possuído por um espírito imundo e ele gritou: 'O que você quer conosco, Jesus de Nazaré? Você veio para nos destruir? Eu sei quem você é: o Santo de Deus.' Mas Jesus disse rispidamente: 'Fique quieto! Saia dele! E o espírito imundo lançou o homem em convulsões e saiu dele com um grande grito. As pessoas ficaram tão surpresas que começaram a perguntar umas às outras o que tudo aquilo significava. 'Aqui está um ensinamento que é novo', disseram, 'e com autoridade por trás dele: ele dá ordens até mesmo aos espíritos imundos e eles o obedecem.' E a sua reputação espalhou-se rapidamente por toda a parte, por toda a zona rural circundante da Galileia.


Reflexão sobre a página do manuscrito iluminado


Marcos escreve que Jesus ensinou com autoridade. Jesus não estava apenas interpretando a Lei, mas ensinando com autoridade. Isso era diferente dos escribas ou rabinos, cujo ensino dependia do que outros haviam dito ou escrito antes deles. Jesus estava ensinando sua própria autoridade. Esta autoridade também significava que ele poderia expulsar demônios, conforme descrito na passagem de hoje. Tais exorcismos são um testemunho da vitória final do Reino de Deus sobre o mal e a morte.

Ainda estamos no primeiro capítulo de Marcos. Então, por que Marcos está contando esse episódio no início do seu Evangelho? O evangelista quer dar o tom desde o início do seu Evangelho de que Jesus veio para curar. Jesus, desde o início do seu ministério, revelou como o dom do seu poder deve ser revelado: não por domínio ou demonstrações esmagadoras de poder, mas por cura suave! Expulsar demônios faz parte desta cura.

Nossa página manuscrita gótica iluminada em pergaminho retrata São Francisco de Assis realizando um exorcismo em uma mulher. O demônio alado negro está saltando da boca da mulher. A cidade de Assis é retratada ao fundo. É uma forma muito simples, mas muito eficaz de representar um exorcismo. Assim como Jesus, São Francisco e muitos dos santos podiam realizar exorcismos, como um sinal externo de sua força espiritual interior, central.

As palavras de cura de Jesus sempre vieram de um lugar mais profundo. Nosso chamado é permitir que nossas palavras venham desse mesmo lugar mais profundo, para que carreguem um pouco do mesmo poder para o bem que suas palavras tiveram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua presença neste Blog.
Maria Lopes.