Mitos, Orações e Crenças

Mitos, Orações e Crenças

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Reflexão sobre o Desenho "Jesus disse ao paralítico: 'Seus pecados estão perdoados'"


Maria Lopes e Artes
Reflexão sobre o Desenho "Jesus disse ao paralítico: 'Seus pecados estão perdoados'"

Jesus disse ao paralítico: 'Seus pecados estão perdoados'

Marcos 2:1-12

 Quando Jesus voltou para Cafarnaum, correu a notícia de que ele estava de volta; e tanta gente se reuniu que não sobrou espaço, nem mesmo em frente à porta. Ele estava pregando-lhes a palavra quando algumas pessoas chegaram trazendo-lhe um paralítico carregado por quatro homens, mas como a multidão impossibilitava que o homem chegasse até ele, arrancaram o telhado do lugar onde Jesus estava; e depois de fazerem uma abertura, baixaram a maca em que jazia o paralítico. Vendo a fé deles, Jesus disse ao paralítico: 'Meu filho, os seus pecados estão perdoados.' Ora, alguns escribas estavam sentados ali e pensavam: 'Como pode este homem falar assim? Ele está blasfemando. Quem pode perdoar pecados senão Deus?' Jesus, interiormente consciente de que era isso que eles estavam pensando, disse-lhes: 'Por que vocês têm esses pensamentos em seus corações? Qual destas opções é mais fácil: dizer ao paralítico: “Seus pecados estão perdoados” ou dizer: “Levante-se, pegue sua maca e ande”? Mas para te provar que o Filho do Homem tem na terra autoridade para perdoar pecados' - dirigiu-se ao paralítico - 'ordeno-te: levanta-te, pega na tua maca e vai para casa'. E o homem levantou-se, pegou imediatamente a sua maca e saiu na frente de todos, de modo que todos ficaram maravilhados e louvaram a Deus dizendo: 'Nunca vimos nada assim.'


Reflexão sobre o desenho




Muitas vezes é quando estamos em maior necessidade que descobrimos quem são nossos verdadeiros amigos. Agradecemos aqueles que estão ao nosso lado nos momentos difíceis, aqueles que sofrem conosco quando sofremos. Valorizamos esses amigos e os reconhecemos como um grande tesouro para se ter em nossas vidas. O paralítico da leitura do Evangelho de hoje parece ter tido esses amigos. Eles eram pessoas de fé que se importavam o suficiente com seu amigo para não parar diante de nada até levá-lo a Jesus. Mesmo as multidões ao redor de Jesus e do teto acima de sua cabeça não os detiveram.

Jesus não pôde deixar de responder a tal expressão de fé surpreendente. Pode surpreender-nos que as primeiras palavras que Jesus dirigiu ao paralítico não tenham sido: “Pegue a sua maca e vá para casa ”, mas: “ Meu filho, os seus pecados estão perdoados ”. Isto nos diz muito. Jesus reconheceu que a sua “necessidade de cura” era mais profunda do que a sua “necessidade de caminhar”. Ele entendeu que o homem precisava primeiro ter certeza de que estava sendo abraçado por Deus em amor.

Nosso desenho é de Bernardino Passeri, executado no início da década de 1590. É um desenho preparatório da placa 30 para a Evangelicae Historiae Imagines , um guia ilustrado para a meditação orante dos Evangelhos. As letras pretas desenhadas na folha estariam acompanhadas de um texto explicativo. Isto foi para orientar o leitor sobre o que observar no desenho e a que parte do Evangelho prestar atenção especial.

Desenho de Bernardino Passeri (1540-1596),
Desenho preparatório para uma gravura publicada pela primeira vez em 1593,
Lápis e giz de cera sobre papel

https://christian.art/daily-gospel-reading/mark-2-1-12-2024/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua presença neste Blog.
Maria Lopes.