Mitos, Orações e Crenças

Mitos, Orações e Crenças

segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Solenidade de Maria Mãe de Deus

Maria Lopes , Mitos, Orações e Crenças

1º de janeiro de 2024

Solenidade de Maria Mãe de Deus

Lucas 2:16-21




Os pastores correram para Belém e encontraram Maria e José, e o bebê deitado na manjedoura. Quando viram o menino, repetiram o que tinham ouvido sobre ele, e todos os que ouviram ficaram surpresos com o que os pastores tinham a dizer. Quanto a Maria, ela guardava todas essas coisas e as ponderava em seu coração. E os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham ouvido e visto; foi exatamente como lhes foi dito.

Quando chegou o oitavo dia e a criança deveria ser circuncidada, deram-lhe o nome de Jesus, o nome que o anjo lhe dera antes de sua concepção.


Reflexão sobre a pintura


Hoje é uma das grandes festas de Maria e coincide com o dia de Ano Novo: Solenidade de Maria Mãe de Deus. O título 'Mãe de Deus' é provavelmente o título mais exaltado que Maria recebeu pela igreja. No entanto, na leitura do Evangelho de hoje, surge-nos uma imagem de Maria como uma jovem que acaba de dar à luz o seu filho, numa caverna onde eram trazidos animais para abrigo e alimentação. O exaltado está presente nos ambientes mais simples!

E os pastores transmitem lindamente esta mesma mensagem, contando a história do aparecimento dos anjos que anunciaram que esta criança não era outro senão o Salvador, Cristo Senhor. Os pastores anunciam esta notícia, este evangelho, a Maria, a José e a todos os que estavam presentes com eles; eles se tornaram assim os primeiros evangelistas. Dizem-nos que todos que ouviram este evangelho ficaram surpresos. Maria, porém, não ficou simplesmente surpresa. Lucas nos conta que ela valorizava as palavras proferidas pelos pastores e meditava sobre elas em seu coração.

Podemos ver esta bela reflexão de Maria na nossa pintura de Guido Reni. Ela realmente valorizava as palavras proferidas pelos pastores. Esta pintura é um retábulo muito grande e, com quase cinco metros de altura sem moldura, é uma das maiores pinturas da coleção da Galeria Nacional de Londres. Reni encenou uma cena noturna, usando a escuridão para obter um efeito dramático total, aquecendo o Menino Jesus em um brilho sobrenatural que ilumina os rostos das pessoas ao seu redor. Todas as figuras da nossa pintura contemplam o menino Jesus com admiração e devoção. A luz celestial parece derramar-se dos céus através de uma lacuna nas nuvens. Um grupo encantador de putti alegres carrega um pergaminho onde se lê: GLORIA IN ECCELSIS DEO ('Glória a Deus nas alturas').

Feliz Ano Novo a todos. Que a luz de Cristo esteja com você durante todo o ano.
https://christian.art/daily-gospel-reading/luke-2-16-21-2024/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua presença neste Blog.
Maria Lopes.